segunda-feira, 6 de junho de 2016

7. A Menina e o Rato de Esgoto

- Mas você não tem muitas doenças? – perguntou a Menina, sem conseguir esconder seu receio.
- Sim, diversas. Só não sei o nome de todas. – respondeu o Rato de Esgoto, com naturalidade.
- Isso não é muito perigoso?!
- O suficiente, mas nada que fuja da normalidade de qualquer uma das criaturas que vivem nas profundezas da cidade. Minhas doenças são tão perigosas quanto as doenças de um cachorro sarnento, ou de uma pomba de praça. Somos iguais em doença.
- E em que vocês são diferentes? – disse a Menina, já com menos receio.
- No ódio. Somos diferentes porque recebemos mais ódio da humanidade do que qualquer outra das criaturas do submundo. Um cão sarnento vez ou outra ganha um afago, as pombas ganham migalhas de pão apesar da sua condição. Mas para nós, ratos de esgoto, só são oferecidos gestos de ódio.
 - E por que isso acontece? – questionou a Menina, aflita.
 - A humanidade não precisa de muitos motivos para cultivar o ódio. Ao contrário, precisa dele. O ódio é o motor de muitas das realizações da espécie humana.
- Que coisa terrível...
- Eu prefiro pensar que é uma condição. – respondeu o Rato de Esgoto. – Sabemos que em nós, criaturas do submundo, se deposita o ódio da humanidade que caminha tranquilamente na luz do dia. Por isso, sobrevivemos com cuidado dos restos que conseguimos fisgar. Mas lá embaixo, longe dos olhos dos homens e mulheres, temos nossa paz e nosso império. Lá, entre canos de esgoto e toda sorte de lixos e dejetos, fazemos nossa vida, com nossas festas, nossos ritos, nossos acasalamentos.
- O mundo dos ratos e ratas de esgoto...
- Nosso mundo, que persiste, a despeito da humanidade com seu ódio. Bem, Menina, preciso ir. Gratidão por sua humildade.
- Eu que fiz uma ideia errada de você. – disse a Menina, sem receio algum.
- Então não tem mais medo de mim?
- Não, nenhum.

- Pois deveria, Menina. – finalizou o Rato de Esgoto. – Deveria.

[Já estamos com a data de lançamento do livro marcada! Sábado, 18/06 | 15h | Livraria Cultura do Conjunto Nacional. O evento de lançamento está aqui: https://www.facebook.com/events/167866353616629/
Mais informações no link da Livraria Cultura:http://www.livrariacultura.com.br/…/lancamento-do-livro-con… ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário