segunda-feira, 9 de maio de 2016

3. A Menina e o Gato de Rua

- Então você já viu morrerem muitos dos seus? – perguntou a Menina, assombrada.
- Inúmeros. – respondeu o Gato de Rua – Da ninhada que fiz parte, dos 6 gatos que naquele dia vieram ao mundo, sou o único que sobreviveu.
- Que horror! – disse a Menina com os olhos cheios de lágrimas.
- Por favor, guarde sua pena para você. Nós, gatos de rua, sabemos do perigo que caminha lado a lado com nossa existência. Ninguém quer a sua piedade por aqui.
- Mas você não se entristece?
- Naturalmente. Quando morre um dos nossos, nós cantamos nossa perda, celebramos nossa tristeza. Fazemos nossas serenatas como uma forma de luto. Mas nunca nos apiedamos.
- Mas tenho pena por você não ter uma casa, um dono...
- Fui pego da rua quando era filhote. Tive uma casa e um dono. Por mais que você não compreenda, Menina, muitos dos gatos escolhem a rua, assim como eu fiz.
- Mas não é uma vida de muito risco?
- Essa é uma pergunta tola, Menina. O risco é o motivo para nós, gatos, escolhermos a rua.
- Então vocês não temem a morte?
- Não, Menina: nós amamos a vida. Nos arriscamos tanto porque sabemos que as delícias de viver se escondem do lado de lá da segurança, nos quintais vigiados por cachorros, nas lixeiras depois dos arames, nos ninhos no topo das árvores. O risco, Menina, é o motor da vida.
- Você tem mesmo muita coragem... – respondeu a Menina com admiração e fez um último afago no Gato de Rua, antes de se despedir.
Depois daquela conversa, a Menina ficou inquieta. Pensava nos inúmeros aprendizados de segurança que recebera ao longo de sua educação. Pensava na vida que fugia enquanto ela, a Menina, seguia os protocolos de segurança do seu cotidiano. No dia seguinte, ao invés de apanhar o ônibus, sem contar para ninguém, a Menina voltou a pé da sua escola.
Apesar do risco.

[terceiro conto da Menina republicado e repaginado, caminhando para o lançamento do livro das Conversas da Menina com o Mundo! Já temos data para entrega dos livros pela gráfica: dia 20/05/2016! Agora está perto!]


Emoticon heart ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário